16.6.09

A Valsinha





óleo sob tela - José Alves



O meu Pai voltou a pintar..depois de tantos anos a diluir-se na aguarela dos seus sonhos, surgiu-lhe a vontade de dançar sob as várias camadas a óleo, e eis a primeira obra.

Oxalá continues, doce!

Uma valsinha para nós!

Tchin tchin!

7.6.09

À mesa com os candidatos

Hoje janta-se com os tubarões. Peço desculpa, mas têm a mesa reservada à semanas.

Como entrada, vai-se servir um paté de projecções eleitorais; assim...uma mistela refinadinha do trabalho imenso de técnicos de estatística, jornalistas, equipas de imagem e informáticos, para que a sua realidade comece a mudar dentro de momentos.

Já começou a saborear? Que bom...não tarda nada o estômago vai pedir mais.

Ora, venha então daí um flute de imagens. Suspensos no borbulhar do champanhe, sorrisos nervosos, vitórias prematuras, olhares ansiosos. Vá beba, tome lá um segundo que não lhe faz mal! Issp!

Já está a sorrir?

Óptimo!

Então agora passemos ao que vê: flashes de candidatos feios, gestos arreganhados "prá TV captar"; garras nas costas uns dos outros; meninas de rostos inteligentes, serenas; jovens excitados, melhor, ESTÚPIDOS, que pertencem à Juventude-do-Raio-que-os-Parta sem nunca terem vivido uma JUVENTUDE a sério (com problemas, sem pápás com veleiros, e acesso às zonas VIPS das discos - "olha, agora que dei uma na cóca, bora lá ao outro lado ver umas miúdas").

Espere...ainda falta beber o restinho: uma Ministra da Educação mal disposta (ela alguma vez esteve bem disposta?), um Mário Linho a fugir de carrinho; um PSD GORDO LARANJA cheio de gomos sedentos para meter ao bolso uns milhares de euros, com a transferência de mais um jogador para a equipa internacional de bolas paradas!

Prato pincipal? Resultados finais estaladiços e ainda a gratinar na chapa!

Tão agradáveis que são os discursos! Palavra! Todos eles fantásticamente humildes, potencialmente criativos, energeticamente exuberantes! (retiro daqui o nosso camarada, velho camarada, do Partido Comunista, que quase me pôs a dormir e com vontade de dizer "Ámen" no final!).

Mas o prato da carne pertence, sem dúvida, ao Primeiro Ministro. Eu a julgar que o moço ia buscar uma carne exótica qualquer para, uma vez mais, me surpreender, com a forma como dá a volta às situações, mas o sacana conseguiu atirar em cheio numa ave em extinção e elaborar um discurso que considerei perfeito. Diabo na terra, é o que é.

Começou por falar aos portugueses, passou pela parte da culpa com a dignidade de um Rei, fez uma belíssima ponte para a questão das legislativas e ainda rematou quase dizendo que da desgraça renasce a fénix voadora, e que, portanto, volta com mais força!

Agora com a sua licença, permita que lhe sirva o prato de peixe: peixe-palhaço Rangel acompanhado com todos.

Nada a apontar. Ganhou. Só uma questão caríssimo: falou por acaso em alternativa?

ALTERNATIVA é o que este país não tem tido! Alternativa na política, penso eu, é poder escolher pelo menos mais que dois. Senão isso não é bipartidarismo?
Não sei, pergunto eu, que não pesco nada, muito menos peixes-balões (pensei até que eram invenção da Disney).

Esfreguem as mãos meus porcos, esfreguem as mãos, que vêm aí mais contactos!
Upa, upa! Com a família do Berlusconi lá, não serão certamente só telefónicos: umas festinhas privadas também são boas de vez em quando, para descansar o Cerebrum do Homo Politicus. Enquanto, em Portugal, se despeja o que a terra dá para o LIXO, enquanto na Europa a população ENVELHECE enconstada pra canto, e os jovens já NÃO TÊM FUTURO: ambiental, financeiro, cultural, patrimonial, nem educacional (ou julgam que se os rankings europeus não fossem tão importantes, esta malta espevitava cabelo nas aulas como o faz?)

Um aparte: na aula da minha frágil Mãe (1,50 de sensibilidade pura não impõe muito respeito aos grunhos) duas alunas andaram ao soco e ao pontapé por causa de sms, ou talvez, por uma ter posto as unhas de gel que a outra já tinha dito primeiro que ia por; e a pobre da professora ainda apanhou por tabela por tentar "manter a ordem"...não é assim com os polícias também? Manter a ordem e a segurança... curioso.

Pena que eu não as conheça pessoalmente, enfim. Trocava-lhes as unhas eu própria! :)

Mas diga, diga, peço desculpa pelos meus devaneios que não percebi...aaahhh está de dieta?
Bom..sendo assim tome lá um bocadinho de abstenção - mas não diga a ninguém que lha servi porque o cozinheiro-chefe diz ser esta a especialidade da casa:
"Segundo a Direcção-Geral da Administração Interna, estão recenseados 9.667.024 portugueses."

"As urnas das eleições europeias de hoje encerraram hoje às 19:00, com as projecções avançadas a essa hora pelas televisões a indicarem uma abstenção estimada entre os 60,7 por cento (SIC) e 65,5 (TVI)." - in Diário Digital do Sapo

Sim, fazendo as contas não votaram 5800.34. Não votaram simplesmente. Não querem saber da política, do país, de nada. Se calhar nem deles próprios. Provavelmente não querem MESMO saber deles próprios.

Mas deixo uma imagem de um boletim de voto para quem não foi votar. Só para ficarem a conhecer... também não ocupa espaço, né? Aqui está!

NOTA: Depois de se recensear, tem de se dirigir a uma sala de voto e, recebido o boletim, só coloca 1 cruz. Uma só. E é no quadrado do partido que deseja, não é fora.

Ou então não coloca nenhuma que também é uma atitude inteligente.

Sem isso este rectângulo, que é Portugal, vai mesmo ficar de fora.

E isso não é só problema seu.