17.4.09

mau feitio

Hoje esqueci-me do livro em casa, de forma que a minha manhã começou com o habitual café no "Torreão", acompanhado com a revista da casa que, aliás, desfolho várias vezes quando não tenho mais nada em que pensar.


Abri a revista à sorte, com a certeza que não estava a passar à frente nada de interessante, (porque aliás, nunca há nada de interessante a ler na "Caras") e, por coincidência irónica, acerto outra vez num anúncio de lipoaspiração, que me deixa imediatamente rezingona, duas páginas à frente, num anúncio Slim que faz passar do XXL para o S (cautela que os efeitos são proporcionais a nível cerebral) e, já um pouquinho farta de ver rabos, barrigas e mamas, eis que olho para a televisão do café e vejo uma senhora vestida de branco, a sugar com um tubo de ensaio gigante, um líquido amarelo que nos explica ser a gordura retirada....de uma SALADA!!!!

As saladas são lixadas, pah, - pensei eu - comam francesinhas, à fartazana, meus meninos, de preferência daquelas bem tonificadas, com botox, aspiradas até ter de se mudar o saco, e bem cobertinhas com a maravilhosa e derretida base, à qual vão ficar "coladões" para o resto da vida!

O café soube bem.

Saio, enrolo o meu desprezo pelo ponto a que se está levar a futilidade em forma de cigarro e, eis que um maltrapilho comenta: Isso é paiva! - sim, meu caro, de facto eu tenho mesmo ar de quem fuma um antes de ir pro trabalho, e enfrentar a alfândega, armadores, clientes, APDL e, pior, os objectivos de produtividade.
Às vezes imagino que o Sr Paiva deve ter sido um drogado memorável, alguém que honrosamente desafiou as autoridades do mundo inteiro, a cruzar os céus num charro gigante, carregado de sementes; e que agora, é recordado assim: num tubo cilindrico de papel de arroz, tenha lá dentro o que tiver.


O dia passa. De passagem pelo bairro tiro uma foto que não sei bem para que vai servir.


Chega-se a casa e a porra da tv está ligada. Ouve-se "Charles Smith chama corrupto a José Socrates numa gravação que a TVI vai divulgar"

Corrupto? Por quem sois! Então o eloquente diplomado pela Universidade Dependente (dos lobbies, da favores políticos) poderá ser alvo de tamanha calúnia?!


Um Senhor que apoia agora a recandidatura de um oponente ideológico às eleições europeias que, ninguém se lembra, mas abandonou o país a meio do mandato, e agora mais parece um peixe-balão a chafurdar num mar de regalias, enquanto cumpre o seu papel de marioneta muito bem; vulgo: "fazer pouco é a rara excepção a fazer nenhum". Nahhh. Não me acredito.


A minha alma estarreceu e, como eu acho que vivemos numa sociedade muito equilibrada, sem preconceitos, que tem em vista o harmonioso desenvolvimento do ser como um todo (e não como um rabo!), decidi fazer uma pesquisa na internet sobre sócrates + escandalos filtrada na oppção "Páginas de Portugal" eis o resultado: Resultados 1 - 10 de cerca de 18.500 para escandalo josé sócrates. (0,30 segundos)


O Google é rápido a cortar a respiração.


Os portugueses é que são lentos a cortar as vazas a esta classe política (TODA), sem dinamismo, garra, criatividade e respeito pelo país que EXISTE, mas que eles acham melhor que subsista, como um mendigo mal-nutrido que se arrasta numa conjuntura que só acha que é nossa, quem lhes baixa os braços. E os portugueses coitados, desorientados com tanta porcaria que passa na TV, amedrontados pela crise, até perdem a noção que já tivemos provas mais que suficientes para mandar este governo abaixo e colocar na justiça muito dos que fazem parte dele.


Idealista. Eu sei. Mas tenho o futuro boicotado e acredito-me que se contam pelos dedos os jovens que conseguem ter um emprego decente, casa própria, carro (se isso for importante), filhos e uma vida descansada! Isto, note-se, sem se ter nascido numa família abastada, ou sem se ter tido uma "mãozinha" na carreira.


Depois percebi o porquê da foto. Somos todos egoístas e comodistas. Uns mais que outros. E isso está no meio de nós, a minar o chão como ervas daninhas, que nos habituamos a pisar como se fosse relva acabadinha de lavar.


O Primeiro que se sente.


2 comentários:

nandokas disse...

Olá,
Posso já dizer uma coisa?... É que este teu post fez-me cair de cu...[nem me deu tempo para puxar a cadeira...]
E ainda bem, é sinal que gostei. Gostei das ideias que lá deixas, da cadência e do acerto das palavras escritas. Parabéns!
Fico à espera de mais como este e, acredita, não és de "mau feitio".

E já respondi no meu sítio a respeito do "estridente"... ahahah

Beijinhos para ti.

André disse...

É pá! Mas é pá! Mas ca ganda texto!!! Foda-se, que até fiquei de cara à banda! Muito bom, linda, muito bom!